olho nu olho nu é o primeiro livro de Dado Amaral.
São textos escritos ao longo de 20 anos de atividade poética, que esteve mais concentrada na fala e na performance do que na publicação.
O autor foi integrante do Boato, banda de poetas que atuou intensamente no Rio na década de 90, e lançou o CD Abracadabra.
Dado publicou poemas no Jornal Letras e Artes, na revista O Carioca, na CEP 20.000 Quadrinhos, no jornal O Tempo, no portal Cronópios e em seu próprio blog, já extinto, poeria. A idéia do livro nasceu em 2002, quando Dado viajou a Fortaleza para apresentar seus poemas na Bienal do Livro do Ceará, com o grupo do CEP 20.000. Lá conheceu o poeta Lêdo Ivo, que elogiou seus textos e recomendou a publicação. Desde então vem amadurecendo o projeto, selecionando os poemas, e trabalhando-os para a publicação.
O autor é cineasta, e entre seus trabalhos estão dois curtas sobre o Profeta Gentileza, um mito carioca.
Serviço: Livro: olho nu Editora: Mundo das Idéias Lançamento: Dia 25/11/2008, terça-feira, no Espaço Cultural Sérgio Porto das 19h às 23h
Evento com a participação de poetas e músicos que se apresentarão no palco do teatro. Intervenção do Boato.
Entrada franca.
04 novembro 2008
Poesia Portuguesa: tradição e modernidade - breve introdução à Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea
Apresentação e estudo da poesia portuguesa através de seus mais significativos autores:de Camões e Fernando Pessoa à poesia visceral e erudita de Jorge de Sena e Luiza Neto Jorge. O curso encerra-se com a poesia lúdica e erótica de David Mourão-Ferreira e será ministrado por alguns dos mais importantes especialistas em Literatura Portuguesa da atualidade.
05/11 - De Camões a Pessoa A importância e a influência de Camões e de Fernando Pessoa e seus reflexos na modernidade e contemporaneidade da poesia portuguesa Profa. Dra. Cleonice Berardinelli - Escritora, Profa. Emérita da UFRJ, Titular da PUC-Rio e uma das mais importantes autoridades em Literatura Portuguesa da atualidade.
12/11 - Tradição e vanguarda em Luiza Neto Jorge A poética revolucionária de Luiza Neto Jorge em que liberdade e erotismo desempenham papéis fundamentais, refletindo, ao mesmo tempo, modernidade e tradição. Prof. Dr. Jorge Fernandes da Silveira - Prof. Titular de Literatura Portuguesa da UFRJ, especialista em Literatura Portuguesa Contemporânea com vários títulos publicados. Organizou recentemente 19 recantos e outros poemas, de Luiza Neto Jorge
19/11 - Jorge de Sena e a conquista do mundo O lirismo quase épico de Jorge de Sena, em que o pessoal e o social resultam numa obra reflexiva e testemunhal de nosso tempo. Profa. Dra. Gilda Santos - Ensaísta, Profa. dos cursos de graduação e pós-graduação em Literatura Portuguesa da UFRJ e uma das principais autoridades na obra de Jorge de Sena do país.
26/11 - O erótico, o histórico e o lírico em David Mourão-Ferreira A poética do erótico e do pornográfico através do mais extremo lirismo, expressos na mais precisa linguagem. Profa. Dra. Tereza Cristina Cerdeira da Silva - Profa dos cursos de graduação e pós-graduação em Literatura Portuguesa da UFRJ. Ensaísta com diversos livros publicados no Brasil e em Portugal.
Agenda 4as. feiras - das 19h às 21h - Valor: R$ 200,00*
* DESCONTO: 50% para alunos da Estação das Letras, professores e estudantes